A cerveja artesanal Letra há muito que ultrapassou as fronteiras do Minho. As Letrarias também. Depois de quatro bem sucedidas aberturas, inaugura agora o quinto espaço da marca, em Viana do Castelo: Letraria – Craft Beer & Art Viana
Como o nome antecipa, um local onde a cerveja artesanal e a arte (na qual se inclui a
música) convivem harmoniosamente e onde há sempre lugar para workshops e provas especiais.
CONCEITO:
Todos os estabelecimentos dedicados ao universo LETRA têm um conceito próprio e o que se destaca neste é a ligação à arte através da organização de exposições de pintura, escultura, fotografia ou outros registos artísticos, com curadoria de uma associação local, que pretende, no ambiente cool&fun que caracteriza as Letrarias, “normalizar” a arte. Sempre com a missão de apoiar a arte e a cultura local, há também o desejo de sensibilizar para a necessidade de reutilização de materiais num espírito de consciência ecológica sem fundamentalismos.
Viana do Castelo é hoje uma cidade moderna, jovem e com uma grande capacidade de gerar e atrair diversos projetos artísticos. Quisemos associar-nos e fazer parte desta nova vibe que se sente na cidade.”
Francisco Pereira, fundador da LETRA
Além de arte e música – outra das protagonistas, sempre que possível tocada no jardim num ambiente sunset –, a Letraria de Viana do Castelo tem mais novidades: uma boa seleção de vinhos naturais e/ou orgânicos (umas das fortes tendências atuais) assim como sidras naturais provenientes de toda a Europa, kombuchas e outras bebidas fermentadas. Não faltarão provas especiais, workshops e outras iniciativas para dinamizar o espaço e dar a conhecer as particularidades de cada uma destas bebidas.
Nesta nova Letraria, em Viana do Castelo, quisemos que a cerveja partilhasse o papel principal com a arte. Assim, com a curadoria da AISCA (uma associação de arte local) vamos dinamizar tanto o interior como o jardim com exposições e outras dinâmicas artísticas que, sempre que possível, terão uma ligação direta à reutilização e à sustentabilidade. “
Filipe Macieira, fundador da LETRA