As vindimas estão aí e o Letra Harvest Fest aproxima-se a passos largos. Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, Vila Verde recebe aquele que é o momento alto do ano da cerveja artesanal Letra: um evento de três dias que inclui caminhadas, prova das várias Letra(s) e, claro, a colheita do lúpulo.
De 25 a 27 de agosto, junto à fábrica da cerveja Letra, haverá tasquinhas, música e a possibilidade de conhecer de perto o processo de produção da Letra, a começar pelo lúpulo – ingrediente fundamental ao fabrico de (boa) cerveja.
Letra Harvest Fest é o momento em que, com o pretexto real do tratamento do lúpulo, se celebra tudo o que faz parte do universo Letra ao longo dos seus já 10 anos de vida da marca. O lúpulo é um ingrediente essencial à produção de uma cerveja artesanal de qualidade. Aromático e floral, faz ainda mais sentido quando é local. Um dos grandes objetivos de Filipe Macieira e Francisco Pereira – os fundadores da LETRA – é incentivar o (re)cultivo desta planta.
Foi só depois de se instalarem em Vila Verde que os dois fundadores da marca souberam que, no passado, aquela tinha sido uma região de produção de lúpulo – quase toda a produção nacional de lúpulo nos anos 80 passava por Vila verde. No fundo, foi uma recuperação inconsciente de uma atividade endógena da região, o que só torna tudo mais especial.
O Letra Harvest Fest é a nossa grande celebração anual. É também uma espécie de homenagem a Vila Verde, o município que acreditou no nosso projeto e onde, até hoje, a cerveja Letra é produzida. Inaugurámos recentemente a nossa quinta Letraria, mas Vila Verde continua a ser a nossa ‘sede’.”
Filipe Macieira, cofundador da Letra